Novos Certificados

Novos Certificados IRC em português a partir de 2021

Postado dia: 14 de abril de 2021

A Diretoria da ABVO anuncia com enorme prazer o logro de um trabalho em parceria entre UNCL/IRC e a ABVO para que a partir de 2021 todos os Certificados IRC correspondentes aos barcos brasileiros que emitam rating sob esta plataforma, sejam publicados em português.

É uma reivindicação antiga da ABVO frente aos órgãos emissores de Certificados de Ratings que ficam fora do Brasil, historicamente na Inglaterra e agora a UNCL, na França.

O trabalho foi um empreendimento entre o Chefe de Rating da UNCL, Ludovic Abolivier e o atual Medidor Chefe da IRC da ABVO, Manolo Bunge. Os dois foram conhecidos pelo público esse ano ao serem apresentados durante uma palestra interativa sobre IRC oferecida pela ABVO divulgada via Zoom/Youtube.

Foram inúmeros emails de ida e volta entre as partes até chegarem a um consenso sobre como traduzir algumas expressões náuticas. O trabalho não foi só a tradução dos dizeres nos Certificados, mas de todas as planilhas Excell necessárias para emissão de diferentes opções: Barco Novo, Revalidação, Emenda, Teste, Teste de Projetista, Copia.

Cada opção depende de uma planilha Excell específica que era necessário traduzir, linha por linha, coluna por coluna.

Um dos detalhes mais interessantes é que o universo de barcos IRC brasileiros é muito pequeno se comparado ao número de Certificados emitidos na Inglaterra e França. A disposição da UNCL/IRC em facilitar a compreensão dos Certificados por parte dos Armadores, e das planilhas de coleção de dados pelos Medidores Credenciados é mais uma demonstração de quanto eles valorizam a frota brasileira IRC.

Acesse pelo link para emitir o certificado – https://abvo.org.br/shop/product/certificado-irc-8


Deixe seu comentário

Seu comentário foi enviada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu comentário.


Comentários - 0