Desde 1955
Associação Brasileira de Veleiros de Oceano
  • IRC

IRC

A IRC é uma regra de classificação para regatas de barcos de oceano

A IRC é uma regra de classificação que permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado, área de vela, etc. O corretor de tempo resultante, o chamado “TCC”, é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada barco é multiplicado pelo seu TCC resultando no tempo corrigido. O barco com o menor tempo corrigido é o vencedor da regata.

A IRC é para barcos de todos os tamanhos, formas e usos

A IRC, diferentemente de outras regras de rating, destina-se a uma gama muito ampla de barcos de todos os tamanhos e formas, desde os barcos de cruzeiro produzidos em série e os cruiser-racers (barcos de cruzeiro cujo projeto é moderno e veloz) até os barcos one-off de regata, desenhados exclusivamente para alto-desempenho, passando por modelos clássicos e tradicionais, todos disputando a mesma regata com as mesmas condições de vencer. A IRC está em continuo desenvolvimento para abranger novos projetos e equipamentos que interfiram na velocidade dos barcos sejam de cruzeiro ou regata, mas, ao mesmo tempo, protegendo os interesses da maioria da flotilha.

A IRC é uma regra inclusiva

A IRC é aberta a todos os tipos, tamanhos e idades de barcos. A IRC permite o uso de velas e equipamentos modernos como os balões assimétricos, gurupés, “water-balast” (tanques de lastro), canting-keels (quilhas pivotantes) etc, lidando com esses recursos modernos da forma mais equitativa possível em comparação com os barcos convencionais.

Barco Stand By Me, Mini Circuito Rio 2014 (Fred Hoffman).

A IRC é uma regra secreta

Os métodos utilizados para o cálculo dos TCCs da IRC são mantidos em segredo pelos administradores da regra. Isso impede que os projetistas desenvolvam projetos que pudessem vir a ser mais adaptados à regra. Assim, a competitividade dos barcos medidos na IRC é mantida significativamente ao longo do tempo. Como resultado, barcos de todas as idades e tipos podem vencer as regatas: Desde os clássicos, passando pelos antigos IOR até os modernos barcos de cruzeiro e regata.

A IRC é uma regra simples

A IRC é estruturada para ser tão simples quanto possível para velejadores e gerentes da regata: Basta o contato com a Diretoria Técnica da ABVO solicitando um medidor oficial. Quando o formulário de medição estiver totalmente preenchido, a ABVO irá solicitar seu certificado para a UNCL (Union Nationale pour la Course au Large) que é o clube francês que, em associação com o RORC (Royal Ocean Racing Club – Inglaterra) co-administra a IRC. Os países latinos estão naturalmente filiados à UNCL.

A IRC é popular

Atualmente, a IRC é utilizada em um grande número de regatas e campeonatos. Além de regatas locais, A IRC é utilizada na Cowes Week, na Fastnet Race, na Semana Cork, na Voiles de St Tropez, na Key West Race Week, Atlantic Rally for Cruisers, Middle Sea Race, Sydney to Hobart Race, Hamilton Island Race Week, China Sea Race, Filipinas Presidents’ Cup, Phuket Kings’ Cup, Commodores’ Cup. Desde 2011, é utilizada na Búzios Sailing Week. Em 2013, cerca de 7000 barcos em mais de 30 países, em todos os 6 continentes, tinham certificados IRC.

Veja mais na revista oficial da classe IRC de 2017


Medidor Chefe

Pierre Joullie, email: pierre.joullie@ig.com.br, tel: +55(21)999455574


Medidores:

•          Paulo Eduardo Kunze (Gordon) (RJ), tel: (21) 99617-7060, email: paulo.kunze@terra.com.br

•          Luiz Dancini (SP), tel (13) 98162-8142, email lfdancini@gmail.com

•          Francisco de Paula Bastos de Freitas (RS), tel (51) 98137-0007, email francisco.freitas@4ti.com.br

 


Regra

Revistas IRC

2016

2017


Acesso gratuito à revista Seahorse

Seahorse – a revista oficial da Royal Ocean Racing Club – continua sendo a mais famosa revista de barcos à vela e inclui artigos frequentes  do James Dadd, Diretor do escritório de rating da IRC.

Todos os proprietários de barcos com certificado IRC podem usufruir:

  • inscrição automática da revista Seahorse Magazine no formato digital
  • desconto no pacote de assinatura (papel e digital) da revista Seahorse Magazine

Mais detalhes clique aqui.


Certificados e Medição

Obs: Para ter acesso aos certificados de cada barco, vá em associados e clique no barco. Será possível visualizar todos os certificados que o barco possui no ano em vigor.


Valores de emissão de certificado 2018

TAMANHO Primeira emissão Remissão Alteração
Até 35,9 pés R$ 539,00 R$ 396,00 R$ 296,00
36 a 45,9 pés R$ 940,00 R$ 634,00 R$ 443,00
46 a 59,9 pés R$ 1.331,00 R$ 1.048,00 R$ 726,00
Maior ou igual 60 pés R$ 30,00 por pé R$ 25,00 por pé R$ 16,00 por pé

Valores de medição

LISTA DE PRECO DE MEDICAO IRC 2018


Hall da Fama

Campeões Brasileiros IRC 2014

  • ANGELA VI – Divisão I
  • SANTA FÉ – Divisão II

Campeões Brasileiros IRC 2015

  • PAJERO – Divisão I
  • FREGÁTE – Divisão II

Campeão Brasileiro IRC 2016

  • ASBAR IV

Campeão Brasileiro IRC 2017

  • RUDÁ – divisão I
  • ASBAR IV – divisão II

Comments

comments


Comentários desativados em IRC

Voltar ao início
Como medir seu barco? Quanto custa?