Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano é confirmado para setembro no Ubatuba Sailing Festival

Classe principal ORC e de entrada BRA-RGS estarão na disputa pelo caneco nacional entre os dias 4 e 7 de setembro

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias - Torben Grael conduz o Lady Lou ao título da RGS em 2020 no Ubatuba Sailing Festival


Está definido o local e data do Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano de 2021. A cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, será a sede dos Brasileiros nas classes ORC e BRA-RGS da Associação Brasileira de Vela de Oceano entre os dias 4 e 7 de setembro durante o Ubatuba Sailing Festival.

"Estamos muito honrados com a indicação.  Ubatuba tem apresentado ótimos eventos,tanto na quantidade de embarcações presentes na raia como na qualificação, organização.  Acho que a escolha é interessante também pela localização estratégica, estamos  quase na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O novo momento da ORC e o fato da RGS ser muito forte em Ubatuba colaboram para um campeonato bastante disputado", disse Alex Calabria, organizador do Ubatuba Sailing Festival.

O Ubatuba Sailing Festival vem se tornando tradicional no calendário da Vela de Oceano brasileira e alcançará a 12ª edição nesta temporada. No ano passado marcou um dos primeiros eventos da retomada após o primeiro lockdown em decorrência da COVID-19.

"No ano passado o Ubatuba Sailing Festival marcou a retomada das regatas após o susto inicial vide a pandemia. Precisávamos pensar de maneira diferente para que o campeonato paulista acontecesse e todos ficassem contentes de estarem participando de regatas sem a tradicional confraternização pós-regatas.  Acho que nossas novas práticas serviram de modelos para outras regatas  no Estado. Foram 40 embarcações e o nível entre competidores foi bem elevado. Agora com a oportunidade do brasileiro esperamos mais feras da vela brasileira prestígiando  as raias de Ubatuba", seguiu Alex.

A ABVO segue com a sede itinerante do Brasileiro. Em 2020 ele foi realizado no Rio de Janeiro durante o Circuito Rio e em 2022 já tem local definido, será em Itajaí (SC).