Nota de Pesar - Valdir Pettersen

ABVO lamenta morte de um grande incentivador da vela de oceano no Brasil

A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano lamenta o falecimento do velejador Valdir Petersen ocorrido neste domingo e presta solidariedade à família de um dos grandes nomes da Vela de Oceano do Rio de Janeiro e do Brasil.



Ele era um velejador tradicional do Iate Clube Brasileiro, de Niterói (RJ),clube mais antigo do Brasil, fundado em 1906. Velejou de Hobicat 14 e rapidamente chegou na Vela de Oceano sendo proprietário do Fast Halftonner, Kha-Ra-Ka, e assumiu a coordenação no Rio de Janeiro da classe RGS dedicado às medições,avaliações, ratings: "Nesse barco ele se dedicou, era assíduo velejador das regatas do calendário do Rio de Janeiro e assumiu a coordenação  da RGS e tem um mérito muito grande na Vela de Oceano de Cruzeiro, dedicando a emitir certificados, inclusive até nessa semana que ele veio a falecer. Fica nossa homenagem ao grande velejador que deixa uma lacuna e deixa uma saudade para aqueles que o conheceram", disse Lars Grael.

Walter Boddener,diretor da CBVela,comentou: "Me recordo dele da minha infância e juventude, sempre muito ativo na vela e de uma família tradicional do esporte e incentivou muito a RGS e velejava pelo ICB onde meu pai foi sócio por muito tempo onde eu cresci e aprendi a velejar. Valdirzinho foi muito ativo, mais de 40, 50 anos".