Ubatuba Iate Clube completa 60 anos e receberá estrelas para o Brasileiro de Vela de Oceano

12ª edição do Ubatuba Sailing Festival acontece entre os dias 4 e 7 de setembro


Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Enquanto seguem as disputas entre 81 barcos na tradição 48ª Semana de Vela de Ilhabela, no Yacht Club de Ilhabela, outro grande evento esta por vir. Será o Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano das classes ORC e BRA-RGS em conjunto com a 12ª edição do Ubatuba Sailing Festival.

A competição vai ocorrer entre os dias 4 e 7 de setembro, justo no feriado, na cidade do Litoral Norte de São Paulo e será a celebração dos 60 anos do Ubatuba Iate Clube. São esperados cerca de 40 barcos e a Semana de Vela de Ilhabela vem sendo usada como referência para a competição principalmente no que se refere aos protocolos contra a COVID-19.

A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano bateu um papo com Alex Calabria, do veleiro Áries, que comentou um pouco sobre sua história na Vela e sobre o evento.  

ABVO - Me conte um pouco sobre você, como é sua história na Vela ? Quando começou ? 

Alex Calabria -  Completo 50 anos este ano , em agosto, comecei a velejar com seis anos de idade, muito incentivado pelos meus pais por vela de cruzeiro, mas aos poucos fui me empenhando na vela de regata de competição. Comecei na Optmist, mas não segui as regatas na guarapiranga pois a ideia era todo final de semana sair de São Paulo, ficava nos barcos dos meus pais e me desenvolvi muito mais no oceano do que nos monotipos. Velejei de 420, de snipe, mas muito pouco, só como experiência . Fiz Santos-Rio, Aratu-Maragogipe, Refeno, Semana de Vela...

ABVO - Desde quando você está vindo aqui para a Semana de Vela ?

Alex - Desde o começo, tirando o ano do meu casamento participei de todos os anos da Semana de Vela, desde 1980.

ABVO - Qual sua relação de Ubatuba ? Você é diretor de Vela Adjunto do Ubatuba Iate Clube.

Alex - Sou de São Paulo , mas o barco dos meus pais sempre ficou em Ubatuba, sou sócio do Ubatuba Iate Clube , sou diretor adjunto de Vela do UIC, então nossa vida está muito ligada àquela região por causa do clube, e esse ano o clube completa 60 anos.

ABVO - Então, 60 anos, data marcante, especial edição do Ubatuba Sailing Festival com sua 13ª edição e mais ainda ao receber o Brasileiro de Vela de Oceano ORC e BRA-RGS.

Alex - Exato. Esse ano temos o Brasileiro de Vela de Oceano, um convite do Mario Martinez (Comodoro ABVO) que nos deu a oportunidade. Ubatuba tem se destacado muito positivamente com muitos novos velejadores e a gente tem crescido muito a vela na região. A posição da região privilegia isso, estamos perto de Ilhabela que é grande polo de regatas, próximo do Rio de Janeiro, então a escolha de Ubatuba como Brasileiro é muito acertada".


ABVO - Qual a expectativa de barcos ? ano passado foram 42 na 12ª edição do Ubatuba Sailing Festival.

Alex - Ano passado foram 42, queremos superar essa marca, mas como Brasileiro por ser diferenciado talvez fiquemos nessa média fiquemos nessa média de 40 40 e poucos. Ano passado fomos o Campeonato Paulista de ORC, RGS e Bico de Proa e esse ano será o Brasileiro dentro do Ubatuba Sailing Festival.


ABVO - Vocês estão definindo a questão dos protocolos contra a COVID-19 e estão seguindo os daqui da Semana de Vela de Ilhabela ? 

Alex - Semana de Vela é uma referência para nós. Seremos depois da Semana de Vela , no feriado de 7 de setembro e como estamos tendo uma certa abertura então esses protocolos que a Semana de Vela vem usando serão uma referência. Temos reunião marcada com o Secretário de Esportes e Turismo de Ubatuba para alinhar os protocolos.


ABVO - O que teremos de novidade lá nesse Ubatuba Sailing Festival ? 

Alex - Estamos definindo. Temos um novo patrocinador para a regata, estamos ainda elaborando como ele vai querer o nome , mas o que queremos é que seja um evento bem organizado e que venham muitos barcos e que todo mundo saía super feliz pela questão técnica e de acolhimento pois o clube sempre foi bem conhecido por acolher bem os velejadores.


ABVO - Tão bem acolhido que teremos grandes medalhistas olímpicos retornando para o Brasileiro, certo ?

Alex - Sim, Torben Grael e Lars Grael já confirmaram presença. O Torben está no Japão e já pediu uma vaguinha especial para ele. Ele e o Lars já foram sócio honorários e participam sempre do Ubatuba Sailing Festival, sempre nos prestigiam.


ABVO - E teremos mais nomes de peso e velejadores Olímpicos na raia ? 

Alex - Sendo Brasileiro, sempre existe essa possibilidade, mas todo velejador é bem-vindo, Olímpico ou não, Ubatuba está de braços abertos para qualquer um que ame a Vela.

ABVO - Apesar de ser Brasileiro de ORC e RGS, teremos outras classes na disputa ?

Alex - Sem dúvida. Teremos Bico de Proa, fizemos convite para a classe mini 6.5. Sou um amante dos veleiros Clássicos e esperamos eles também. O que a gente sugere é que se tenha o mínimo de três barcos por classe, mas Multicascos e Mini sempre participam em Ubatuba.